O projeto Mãostiqueiras, desenvolvido em Campos do Jordão, surgiu quando a idealizadora, Juliana Müller Bastos, descobriu que a maior parte dos criadores de ovelhas da região, faziam a tosquia anual de seus animais e jogavam a lã fora, não aproveitando esta valiosa fibra têxtil.

A lã natural da tosquia está sendo recebida e processada pelas mulheres envolvidas no projeto, transformando-a em lindas peças de decoração e gerando benefícios ambientais, sociais, e financeiros.

Nosso objetivo


Reconhecer que a lã de ovelha, matéria-prima que era desprezada em nossa região, é um bem econômico, de valor social, cultural e ambiental, beneficiando e transformando-a em objetos decorativos de qualidade, gerando trabalho, renda e educação para a sustentabilidade, além de resgatar o patrimônio cultural dos modos tradicionais de produção.

O que fazemos


Financeiro

Geração de trabalho e renda para mulheres da comunidade. Diversificação da renda para os criadores de ovelhas e carneiros.

Social

Empoderamento das mulheres. Organização em coletivos. Mudança da realidade social.

Ambiental

Diminuição da geração de resíduos no descarte da lã. Aproveitamento e beneficiamento da lã, matéria prima natural e renovável. Apoio aos produtores de carneiros para as melhores práticas de manejo.

Cultural

Resgate e valorização dos métodos tradicionais de produção e beneficiamento da lã. Valorização dos "saberes e fazeres" familiares e regionais.


Aprovado no Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o ProAC, o Projeto Mãostiqueiras conta com o patrocínio das empresas Pássaro Marron e Litorânea.


Apoie este projeto



Compras e Encomendas

Conheça nosso ateliê. Já contamos com um grande portfólio de produtos disponíveis para encomendas em nossa loja online. Entre em contato para compras diretas ou revenda de nossos produtos.

COMPRE AQUI

Divulgação

Ajude a divulgar o projeto Mãostiqueiras. Conte aos amigos, divulgue para lojas que possam ser parceiras, compartilhe nossa página nas redes sociais, nosso site, entre outros.

Rede de Apoio

O projeto conta com capacitações em diversas áreas: resgate cultural de saberes e fazeres, fortalecimento das mulheres, visão de mercado de decoração e design de produtos, precificação, tingimento natural, beneficiamento da lã, comunicação e marketing, entre outros. Junte-se ao nosso projeto!

Doações

Aceitamos doações de equipamentos (teares, rocas, cardas, móveis para equipar o ateliê), matéria-prima (lã natural em todos estágios de beneficiamento) e até doações de valores financeiros. Entre em contato ou utilize o link abaixo para fazer uma doação.