Tosquiar é preciso? A verdade sobre a tosquia

Beneficiamento da lã utilizando uma roca de fiar
Como surgiu o Projeto Mãostiqueiras
27/06/2017
Tosquiar ou não tosquiar

Tosquiar é preciso?

Conheça Shrek e entenda a necessidade da tosquia anual dos rebanhos de ovelhas.

Tosquiar ou não tosquiar

Shrek é um carneiro neozelandês que ficou sem ser tosquiado durante seis anos, tempo em que ficou “foragido” do rebanho de um fazendeiro local. Ele foi encontrado assim em uma caverna.

Pois é, o animal ganhou esse nome pela aparência. É assim que uma ovelha domesticada fica se não for tosquiada.

Ao contrário do que acontece com as ovelhas selvagens, cujo pelo cresce muito menos e tem tendência a cair naturalmente no verão, as ovelhas domesticadas como são criadas a milhares de anos pelos humanos, ficaram com a queda dos seus pelos condicionada ao homem.

Porque diferente do que muitas pessoas pensam, a tosquia das ovelhas (domesticadas) não é uma violência contra os animais. Pelo contrário, é uma ajuda. Por isso que, mesmo no Brasil, onde os animais são criados, sobretudo, pela carne, se faz a tosquia.

A lã das ovelhas cresce continuamente ao longo de todo o ano. Simplesmente não para de crescer.

Uma ovelha que não seja tosquiada, e que mantenha a sua lã para o verão, vai sobreaquecer e perder a capacidade de regular a temperatura corporal no tempo quente. Além disso, também há o aumento de peso que causa desconforto ao animal e atrapalha sua mobilidade.

Tosquiar é amar

CURIOSIDADE

Após ser encontrado, Shrek foi tosquiado 13 dias depois por um hábil tosquiador em apenas 20 minutos. Shrek rendeu 27 kg em lã para o fazendeiro. Algo como 20 tricôs masculinos tamanho G.

NOVIDADE

No segundo semestre o Projeto Mãostiqueiras irá promover capacitação e visitas de tosquia para fazendeiros de Campos do Jordão e região. Mais informações em breve.

Em nossa loja você pode encontrar a lã para o tricot gigante.

MÃOSTIQUEIRAS 🐑
As mãos que trabalham a lã na Serra da Mantiqueira.

Casa Mãostiqueiras
Rua Arthur Ramozzi,100. Vila Matilde.
Das 10h às 18h. Fechado às terças.