Tricô Gigante, maxi tricot

As vantagens da lã natural frente aos fios sintéticos
Vantagens da lã natural
27/06/2017

O tricô não é uma técnica nova, mas há alguns anos alguém decidiu usar linhas mais grossas, agulhas gigantes ou os próprios braços para fazer mantas, almofadas e cobertores e assim surgiu o tricô gigante ou o maxi tricot.

A técnica ganhou a internet e as fotos de produtos sendo usados na decoração caíram no gosto do brasileiro.

Estas linhas mais grossas podem ser fios de malha, a junção de diversos fios/fibras ou lã natural. A lã natural (de merino ou corriedale) é a que usamos no projeto Mãostiqueiras.

O tricot gigante rende muito! Depois que aprendemos a técnica o trabalho é rápido e em menos de uma hora uma manta é desenvolvida.

Mas se o trabalho é rápido, por que as peças são tão caras?

As peças são caras por conta da quantidade de matéria prima que uma peça contém. Uma manta de sofá, com tamanho de 1,40×0,70m tem aproximadamente 2 kg de lã! Já desenvolvemos uma manta com 2mx2,20 e ela ficou com 10kg de lã, o equivalente a tosquia anual de 3 ou 4 ovelhas (esse número depende muito da raça da ovelha).

A tosquia acontece somente uma vez por ano, quando o inverno acaba, pois a camada de lã é a proteção térmica dos animais, mas tem de ser retirada assim que o frio passa porque o calor intenso do verão causa muito desconforto e pode levar à perda de peso e até a morte dos animais.

Quer aprender a técnica do tricô gigante? Saiba mais sobre a oficina que vai rolar em março/18.

Quer conhecer os produtos Mãostiqueiras em tricô gigante? Clique aqui.