Vantagens da lã natural

Lã merino no Brasil
27/06/2017
Tricô Gigante, maxi tricot
29/12/2017
As vantagens da lã natural frente aos fios sintéticos

NATURAL
A lã é uma fibra de proteína formada na pele de ovelha, e é, portanto, cem por cento natural, não artificial. Desde a Idade da Pedra, foi apreciada como uma das formas mais eficazes de proteção climática conhecida pelo homem e a ciência ainda não produz uma fibra que corresponda às suas propriedades únicas.
RENOVÁVEL
Enquanto houver grama para pastar, todos os anos as ovelhas produzirão uma novo lã. Isso torna a lã uma fonte de fibra renovável.
BIODEGRADÁVEL
No final da sua vida útil, a lã pode ser devolvida ao solo, onde se decompõe, liberando nutrientes valiosos no solo. Quando uma fibra de lã natural é descartada no solo, leva um tempo muito curto para se degradar, enquanto a maioria dos fios sintéticos são extremamente lentos para se degradar.
ISOLANTE NATURAL
À medida que a umidade do ar sobe e cai, a fibra absorve e libera o vapor de água. O calor é gerado e retido durante a fase de absorção, o que torna a lã um ótimo isolante natural. Usado em casa, o isolamento de lã ajuda a reduzir os custos de energia e evita a perda de energia para o ambiente externo, reduzindo assim as emissões de carbono.
RESPIRÁVEL
A estrutura da fibra da lã é única e permite absorver e liberar umidade, tanto na atmosfera como na transpiração do usuário, sem comprometer sua eficiência térmica. A lã tem uma grande capacidade de absorver o vapor de umidade (até 30 por cento do seu próprio peso)  da pele, tornando-o extremamente respirável.
RESILIENTE E ELÁSTICO
Devido à sua estrutura frisada, a lã é naturalmente elástica e, portanto, as roupas de lã têm a capacidade de se esticar confortavelmente com o usuário, mas são capazes de retornar à sua forma natural, tornando-as resistentes a rugas e flacidez. A lã, portanto, mantém sua aparência no longo prazo, agregando valor ao produto e sua vida útil.
MULTI-CLIMATICO
Graças às suas habilidades higroscópicas, a lã reage constantemente às mudanças na temperatura corporal, mantendo o conforto termofísico do usuário em tempo frio e quente.
DE FÁCIL CUIDADO
A lã é muito resistentes à coloração e também absorve menos poeira, pois a lã é naturalmente antiestática.
RESISTENTE AO ODOR
A lã é muito mais eficiente do que outros têxteis ao absorver o suor e liberá-lo no ar, antes que as bactérias tenham a chance de desenvolver e produzir odor desagradável no corpo.
SOLUÇÃO SEGURA
A lã é naturalmente segura. Não promove o crescimento de bactérias. Graças ao seu elevado teor de água e nitrogênio, a lã é menos inflamável que os fios sintéticos.

Finalmente, a lã tem um nível naturalmente alto de proteção UV, que é muito maior que a maioria dos sintéticos e do algodão.

Fonte: The Campaign for Wool