A Ovelha
Mergulhe na história e na importância desses animais que desempenham um papel fundamental na nossa cultura e economia. Explore a classificação zoológica das ovelhas e sua anatomia única, aprendendo sobre sua domesticação ao longo dos séculos e as diversas raças que existem ao redor do mundo. Descubra os produtos derivados das ovelhas, desde alimentos até cosméticos que valorizam a lanolina, uma substância preciosa produzida por esses animais.
CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA OBTER A MELHOR LEITURA DAS INFORMAÇÕES
- Classificação zoológica Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Mammalia Ordem: Artiodactyla Subordem: Ruminantia Família: Bovidae Subfamília: Caprinae Gênero: Ovis Espécie: Ovis aries Anatomia Imagem Ilustrativa do Esqueleto Ovino Imagem Ilustrativa dos Músculos Ovinos Imagem Ilustrativa dos Órgãos Ovinos Fêmeas são chamadas ovelhas, machos são carneiros e o filhote é chamado de cordeiro. Um grupo de ovelhas é chamado de rebanho.
- Domesticação Carneiro Selvagem Os ovinos foram um dos primeiros animais a serem domesticados pelos seres humanos. Segundo análises de DNA, as ovelhas domésticas descendem do muflão-asiático (Ovis orientalis), um carneiro selvagem que foi domesticado na Ásia 8000 anos a.C. Carneiro Doméstico Foram domesticados pelos seres humanos para o uso de sua carne, leite e couro. Iniciou-se então a seleção de genes que controlam o comprimento e a cor da lã, o tamanho do animal, sua reprodução e, sobretudo, a ausência de chifres, um dos principais objetivos do cruzamento seletivo efetuado pelo homem. Variedade de raças No mundo, existem de 800 a 1.000 raças de ovinos. Alguns autores citam cerca de 1.400. Cada raça foi desenvolvida para prover ao ser humano carne, leite, lã ou couro, sendo que algumas possuem dupla aptidão. Fotos de raças de ovelhas de leite: Bergamácia, Lacaune, Manchega e East Fresian Fotos de raças de ovelhas de corte: Dorper, Santa Inês, Suffolk e Texel Fotos de raças de ovelhas de lã: Corriedale, Merino Australiano, Border Leicester e Ideal QR code com o vídeo sobre a história das Ovelhas em Campos do Jordão
- Produtos das ovelhas Alimentação Imagem com o corte da carne do cordeiro Este painel apresenta uma prateleira com produtos relacionados ao leite de ovelhas, que serão apresentados abaixo Cosméticos Este painel apresenta uma prateleira com produtos cosméticos que apresentam a lanolina na composição. Lanolina Do latim lān + oleum, é produzida pelas glândulas sebáceas da pele das ovelhas. O efeito nutritivo e hidratante é valorizado desde a antiguidade. A primeira menção escrita de seu uso remonta ao século 1º, quando Dioscórides, médico e farmacologista grego, descreveu-a sob o nome de Oesypus. Durante a Idade Média, Oesypus foi incluído em várias farmacopeias, entre elas o Dispensarium Coloniense, de 1565. Fibras Este painel apresenta uma prateleira com produtos que utilizam alguma fibra ovina, como couro e lã. A primeira fibra ovina utilizada pelo homem foi o couro, por volta de 8000 a.C., para o desenvolvimento de vestimentas com a finalidade de proteção. A partir de 6000 a.C., inicia-se o uso da lã no desenvolvimento de feltros (lã batida); e a partir de 4.000 a.C., os fios começam a ser produzidos. Entenda mais sobre as características da lã em “A Fibra da Lã”.
O vídeo acima resgata as lembranças e as emoções de moradores de Campos do Jordão com as criações de ovelhas e carneiros em nosso município.
O vídeo acima resgata informações sobre a vivência com as ovelhas e carneiros em nosso município.